O dicionário define profano como : Que não é sagrado ou devotado a fins sagrados. 2. Não consagrado. 3. Contrário ao respeito devido à religião. 4. Não iniciado em certas idéias ou conhecimentos; leigo. S. m. Pessoa ou coisa profana.
Enquanto que sagrado como : Que recebeu a sagração; que se sagrou. 2. Relativo, inerente, pertencente, dedicado a Deus, a uma divindade ou a um desígnio religioso: A Escritura Sagrada. 3. Digno de veneração ou respeito religioso. 4. Diz-se de uma coisa em que não se deve mexer ou tocar. 5. Que não se deve infringir; inviolável. Sup. abs. sint.: sacratíssimo. S. m. Aquilo que é ou foi sagrado.
O bairro Freguesia do Ó é intrinsecamente ligado à história da Igreja Católica, desde sua fundação até hoje ele se mantém tradicionalmente um bairro religioso. Porém no mesmo bairro encontramos a escola de samba Rosas de Ouro, que participa anualmente do carnaval paulistano.
Um pouco da História do carnaval:
A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
Durante as pesquisas que fizemos no bairro Freguesia do Ó, percebemos que muitas das pessoas que frequentavam as missas da igreja católica também frequentam os ensaios e desfiles da escola de samba. No mesmo bairro encontramos então o Sagrado e o Profano, juntos e em harmonia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário