domingo, 6 de dezembro de 2009

Fotos da Freguesia do Ó


Ao redor do largo da Matriz os bares são um dos principais atrativos do bairro.




Os tradicionais bares do largo fazem contraponta à igreja que fica logo ao lado.


 
Avenida Itaberaba é a principal localização dos comécios do bairro.



Na Casa da Cultura Salvador Ligabue encontra-se a história do bairro



Um dos casarões do bairro, a fahada de alguns é tombada pelo Patrimônia Histórico.



A praça no alto da ladeira ainda lembra o clima de cidade do interior.

Igreja da Matriz


A Igreja é o ponto central do bairro.



Durante a Festa do Divino Espírito Santo o entorno da igreja fica repleto de vendedores ambulantes com comidas e artesanatos.



Imagem de pedra quatrocentista.



Arca da Eterna Aliança.



O requinte é marca forte no interior da igreja.



O Vitral.



A igreja é repleta de obras de arte.



Visão da parte posterior.

Rosas de Ouro


No ensaio Mestre-Sala e Porta-Bandeira.


 
Ensaiando a Coreografia.




Montagem de parte do desfile.




Ensaio do Samba-Enredo

Freguesia do Ó - História do Bairro

          O bairro Freguesia do Ó foi fundado pelo bandeirante Manuel Preto em 1580, inicialmente tomou posse das terras próximas às margens do Rio Tietê somente como ponto de descanso para os bandeirantes que seguiam viagem para as regiões de Campinas e Jundiaí. Em 1610 Manuel faz um requerimento dirigido ao então padre Mateus da Costa Morim, solicitando a transferência da capela que se situava nas partes baixas do bairro para o topo da colina que se chamava “sítio do Jaraguá”.


(Representação da 1º capela do bairro)

         
           Em 1615 a obra é finalizada, a capela é uma homenagem à Nossa Senhora do Ó, e este foi o ano do primeiro registro oficial da existência do bairro.


          O bairro então segue sua história sempre marcado por acontecimentos religiosos, em 1795 a capela é ampliada e transformada em paróquia, em 1896 um trágico incêndio causado por um sacristão que ao queimar um colméia de abelhas destrói grande parte da igreja, sendo reconstruída em 1898.




O Cristianismo e a Igreja Católica

O Cristianismo

          Ao surgir o cristianismo era mais uma dentre as várias religiões orientais com suas bases no judaísmo, porém esta se destacava com a idéia da evangelização, e tinha como objetivo se tornar universal. Para alcançar este objetivo era preciso convencer também os pensadores da época que possuíam conhecimento amplo da filosofia. Então os primeiros intelectuais cristãos dentre eles (São Paulo, São João, Santo Ambrósio, Santo Eusébio, Santo Agostinho, entre outros) adaptaram as idéias filosóficas à religião cristã e fizeram surgir a Filosofia Cristã. Esta inicialmente foi embasada em 3 elaborações metafísicas (Estoicismo, Neoplatonismo e o Gnosticismo), mais tarde utilizou-se também do Platonismo e do Aristotelismo.

Igreja Católica

          Seja pelo convencimento ou pela Inquisição e o Santo Ofício, criados pela Igreja Católica para controlar os pensamentos e atitudes dos cristãos, o cristianismo não cumpriu totalmente seu objetivo de virar a única religião, porém chegou bem perto disto sendo a religião mais praticada em todo o mundo. O Brasil tinha em 2005 aproximadamente 84,5% da população convertida ao catolicismo segundo estatísticas da Santa Fé obtida pela BBC Brasil.

Sagrado X Profano - Juntos no bairro Freguesia do Ó

          O dicionário define profano como : Que não é sagrado ou devotado a fins sagrados. 2. Não consagrado. 3. Contrário ao respeito devido à religião. 4. Não iniciado em certas idéias ou conhecimentos; leigo. S. m. Pessoa ou coisa profana.


          Enquanto que sagrado como : Que recebeu a sagração; que se sagrou. 2. Relativo, inerente, pertencente, dedicado a Deus, a uma divindade ou a um desígnio religioso: A Escritura Sagrada. 3. Digno de veneração ou respeito religioso. 4. Diz-se de uma coisa em que não se deve mexer ou tocar. 5. Que não se deve infringir; inviolável. Sup. abs. sint.: sacratíssimo. S. m. Aquilo que é ou foi sagrado.

          O bairro Freguesia do Ó é intrinsecamente ligado à história da Igreja Católica, desde sua fundação até hoje ele se mantém tradicionalmente um bairro religioso. Porém no mesmo bairro encontramos a escola de samba Rosas de Ouro, que participa anualmente do carnaval paulistano.

Um pouco da História do carnaval:

          A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

          Durante as pesquisas que fizemos no bairro Freguesia do Ó, percebemos que muitas das pessoas que frequentavam as missas da igreja católica também frequentam os ensaios e desfiles da escola de samba. No mesmo bairro encontramos então o Sagrado e o Profano, juntos e em harmonia.